Curso EAD – Em 2024 completam-se 60 anos do golpe militar no Brasil. Trata-se de um marco histórico e político privilegiado para trazer à tona discussões renovadas sobre a ditadura civil-militar no país e os regimes de exceção na América Latina. À medida que nos últimos anos discursos revisionistas sobre a ditadura ganharam fôlego no debate público, torna-se ainda mais relevante promover reflexões críticas sobre o passado autoritário e suas consequências históricas.
O curso analisa as ditaduras no Brasil e na Argentina e os debates sobre direitos humanos na região em uma perspectiva feminista: são as inquietações provenientes das teorias feministas o que subsidia a concepção do curso e seu conteúdo programático. Questiona tanto as contribuições das mulheres e do feminismo nos processos de redemocratização, como o caráter sexuado e de gênero da repressão, da memória e dos mecanismos de justiça transicional.
Por meio da análise de bibliografia sobre o tema, documentos escritos e produções audiovisuais, propõe-se uma reflexão sobre o passado autoritário da América Latina, com vistas à interlocução com as problemáticas do presente. Durante quatro encontros serão exploradas as intersecções entre direitos humanos, feminismos e o caráter patriarcal da violência de Estado.