O curso aborda os processos sociais e históricos que promoveram a expansão da educação escolar no Brasil e em São Paulo, enfatizando o papel e a importância dos movimentos sociais.
Tendo em vista o caráter recente da democratização e da massificação dos sistemas públicos de ensino no Brasil, serão analisados os movimentos urbanos que desde os anos 1945 vêm pressionando os governos, das mais variadas formas, visando a construção de unidades escolares. Tal processo vincula-se umbilicalmente à urbanização e à industrialização do país a partir dos anos 1930, que acentuou o crescimento das classes médias urbanas que viam na escolarização uma perspectiva de ascensão social.
Já nas décadas de 1970 e 1980, nos marcos da ditadura militar, os denominados novos movimentos sociais multiplicaram-se nas periferias das cidades, construindo agendas de reivindicação de acesso aos serviços públicos essenciais, dentre eles, a educação escolar.
Finalmente, nos anos 1990, com a implantação do sistemas de ensino público massificados, nos deparamos com a emergência de movimentos que lutam pela qualidade da educação e buscam posicionar-se na construção das políticas públicas, tensionando por sua democratização num contexto de centralização decisória por parte do Estado.
Desde então, até os dias atuais, os movimentos sociais continuam, das mais variadas maneiras, interpelando a educação buscando democratizá-la e inserindo novas pautas para a políticas educacionais e para as práticas escolares, tal como ocorreu em 2015 com nas ocupações dos estudantes secundaristas às escolas estaduais paulistas .
Nesse sentido, o curso pretende debater o avanço no direito à educação como um processo dinâmico, multifacetado, que inclui as conquistas populares, cuja memória deve ser preservada e atualizada, buscando construir o sentido público da escola para as classes populares.
Objetivos:
- Analisar a expansão da educação escolar, especialmente no estado de São Paulo
- Compreender os aspectos sociais e históricos que produziram a democratização da escola
- Refletir sobre a importância dos movimentos sociais e dos movimentos pedagógicos na construção do direito à educação
- Analisar o conceito de movimento social
- Refletir sobre os desafios atuais que envolvem a presença das classes populares na escola pública