Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular 2019

Nós contamos histórias: memórias, imaginação e reinvenção. Chegamos à quarta edição da Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular da Ação Educativa. Em 2019, é urgente contar e reafirmar histórias.

Diante de um contexto em que falsas narrativas estão sendo criadas e disseminadas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil revisitam as construções e as lutas por direitos estabelecidas ao longo das décadas em nosso país, como forma de orientar novas estratégias políticas e compartilhar as narrativas invisíveis – aquelas que não constam nos livros de história, mas que são fundamentais para a compreensão do país em que vivemos e de todas as suas desigualdades.

A Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular, desde 2016, tem se comprometido em realizar reflexões coletivas sobre a conjuntura que vivemos, por meio de atividades formativas e culturais nos mais diversos temas, relacionados a direitos humanos. Já debatemos resistência, alternativas e esperanças e acreditamos que neste ano, em sua 4ª edição, é necessário falar de memória e de narrativas.

É necessário reivindicar nossa memória social e coletiva como matéria viva que forma e transforma a sociedade em busca de justiça social. É com base nesse resgate e nessas histórias que podemos anunciar, reinventar e viver o novo. Esta energia de transformação e de ancestralidade que Conceição Evaristo expressa de maneira tão magnífica e poética em Vozes-Mulheres.

A voz da minha bisavó
Ecoou criança
nos porões do navio.
ecoou lamentos
de uma infância perdida.

A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.

A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela.

A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
e
fome.

A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.

A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato

O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
o eco da vida-liberdade.

Vozes-Mulheres – Conceição Evaristo

Confira a programação completa abaixo*:

Caso prefira, a programação também está disponível em PDF aqui.

Atenção: caso não possa contribuir com o valor total da Semana de Formação 2019, pedimos que mande um e-mail para carolina.barbati@acaoeducativa.org.br

Atividades

Selecione uma data para ver a lista de atividades

A quem se destina

Educadoras(es), pesquisadoras(es), profissionais de organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais e culturais, ativistas, interessadas(os) em geral na agenda dos Direitos Humanos, Cultura e Educação Popular.