Institucional

Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos

O Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos é uma iniciativa lançada experimentalmente em 2017 pela Ação Educativa, que passou a oferecer uma programação anual de atividades formativas como parte de uma estratégia institucional de resistência aos retrocessos no campo dos direitos e da ordem democrática que se intensificaram no Brasil nos últimos anos.

Também temos como objetivo experimentar uma nova forma de financiamento solidário das atividades desenvolvidas pela Ação Educativa e por suas parceiras e parceiros. Com base na nossa ampla experiência acumulada em educação de jovens e adultos, educação popular para os direitos humanos e na construção de metodologias participativas, passamos a oferecer a partir de 2018 uma programação anual regular de cursos, oficinas e rodas de conversa, desenvolvida em aliança com várias universidades, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, coletivos e ativistas, parceiros na afirmação da importância dos direitos humanos no país.

Assim, o Centro de Formação representa uma iniciativa de anúncio, pesquisa e experimentação de novas possibilidades de educação popular, que considerem a integralidade dos sujeitos e dos direitos humanos. Já oferecemos mais de 80 atividades formativas presenciais nos primeiros anos de funcionamento, em uma rede com cerca de 200 educadores/as.
Em 2020, iniciamos uma nova fase de formações, com o objetivo de alcançar lugares e pessoas que ainda não conhecem nosso trabalho, mas que têm os mais variados interesses e inserções no campo dos direitos humanos. Nossa perspectiva é construir uma abordagem da educação a distância com base nos princípios e acúmulos da educação popular em direitos humanos.

A Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação é uma organização da sociedade civil que tem como base de seu trabalho os Direitos Humanos, com trajetória dedicada à luta por direitos educativos, culturais e das juventudes. Para conhecer mais, clique aqui.