Neste módulo, será apresentada a coleção Indicadores de Qualidade na Educação (Indiques), uma metodologia participativa de avaliação da qualidade educacional. De fácil compreensão, os Indiques propiciam que toda a comunidade escolar – estudantes, professores(as), gestores(as), familiares, funcionários(as) – elabore um diagnóstico conjunto da qualidade educacional, que aborde os problemas, desafios, acúmulos e possibilidades presentes na unidade ou no território. Esse diagnóstico contribui com a construção e revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos das unidades educacionais.
Atualmente, a coleção Indique é composta por 4 volumes: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Relações Raciais. Este último, para uso combinado com os demais, auxilia na construção de um retrato da implementação da Lei n. 10.639/2003 (que introduziu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africanas e afro-brasileiras) e da educação das relações étnico-raciais na educação básica (pública e privada).
O uso da coleção Indique vem subsidiando, por meio de processos participativos, atividades de diagnóstico escolar, de formação de gestores(as) e equipes escolares, de controle social e de monitoramento de planos de educação e políticas educacionais e tem se mostrado muito efetivo para a ampliação do diálogo entre a escola, famílias e órgãos do sistema educacional.
Na oficina, as/os participantes terão a possibilidade de conhecer os Indicadores e vivenciar o uso combinado dos Indicadores de Qualidade no Ensino Médio e Indicadores de Qualidade Educação e Relações Raciais.
Clique aqui para conhecer o site dos Indicadores de Qualidade na Educação.







