Pensamento Visual e Facilitação Gráfica para a construção de Direitos Humanos

  • Vítor Massao Kodaira de Medeiros
CURSO PRESENCIAL – Quando o tema é organizar conversas recursos visuais são grandes aliados. Isso porque visualizar um fluxo de pensamento ajuda a engajar as pessoas, que veem suas contribuições registradas ali; a pensar globalmente, fazendo comparações, localizando padrões e mapeando ideias; e ainda cria uma memória do grupo e de seus processos.

Nesta oficina vamos apresentar o que é pensamento visual, suas potências e como ele pode ser usados nos mais diferentes contextos. Não é preciso saber desenhar anteriormente. O curso é composto por momentos teóricos embasados por exercícios práticos, tratando de: conceitos gerais, exercícios de desenho e tipografia, elementos do pensamento visual e síntese de ideias. Tudo isso é colocado em prática.

Conteúdo programático

1º encontro – Conceitos: provocações e reflexões sobre o pensamento visual, processo criativo, o que é facilitação gráfica, surgimento do campo.
– Introdução ao desenho na linguagem da facilitação gráfica: exercícios para soltar o traço e dominar esse tipo desenho, uso de ícones e metáforas, construção de um glossário visual próprio.
– Mapeamento da prática de cada participante, como a ferramenta pode potencializar seu uso pessoal e na organização?
2º encontro – Escuta, colheita e síntese: escuta ativa, palavras-chave / ideias-chave / conceitos principais, reflexão sobre filtro de cada um ao escutar e sintetizar uma ideia.
3º encontro – Elementos da facilitação gráfica: elementos básicos para construção de um registro gráfico eficiente, tais como: cenário, texto, cor, setas e balões, pessoas e ícones, efeitos.
4º encontro – Exercício final: aplicação dos elementos e conceitos aprendidos na criação de um projeto individual ou coletivo.

A quem se destina

Educadores/as, articuladores/as, mobilizadores/as, ilustradores/as e pessoas interessadas no tema

Educadoras(es)

  • Vítor Massao Kodaira de Medeiros