Gênero e relações étnico-raciais na educação escolar

  • Mayana Hellen Nunes da Silva

CURSO EAD – O objetivo do curso é aprimorar a formação de profissionais que atuam ou almejam atuar na área da educação de modo que eles tenham instrumentos para lidar com as desigualdades étnico-raciais e de gênero que marcam a formação e o aprendizado de crianças e adolescentes.

A partir de um diálogo com a Antropologia, traremos à tona debates contemporâneos sobre marcadores sociais da diferença (raça, gênero, sexualidade, entre outros), interseccionalidades e a descolonização do saber. Em paralelo ao diálogo com a Antropologia, trabalharemos livros paradidáticos infanto-juvenis que poderão ser, posteriormente, utilizados pelos profissionais no ambiente educacional no qual estão inseridos.

Conteúdo programático

Este curso abordará os seguintes conteúdos:

Educação como prática de liberdade:
– Ensinando a transgredir.
– Diferença, diversidade e desigualdade.
– Uma pedagogia do intolerável.

Por uma pedagogia descolonial:
– Introdução aos estudos descoloniais.
– Pode o subalterno falar?
– Descolonizando o saber.

Interseccionalidades:
– Introdução a noção de interseccionalidades;
– Formação e desdobramento do feminismo negro no Brasil.
– Articulando Interseccionalidade e educação.

Por uma educação antirracista e não sexista:
– Gênero e raça no contexto escolar.
– Como pensar práticas pedagógicas antirracistas e não sexistas.
– Análises de casos.

A quem se destina

Todas as pessoas, sobretudo educadores/as.

Educadoras(es)

  • Mayana Hellen Nunes da Silva