Percepção, práticas de escuta, consciência corporal e sua relação direta com o cantar
A Oficina visa utilizar a prática do canto como ponto de partida para o desenvolvimento da consciência corporal e conexão com repertório de domínio público afro-brasileiro, com objetivo de promover tanto a expressão do indivíduo por meio do descobrimento da sua própria identidade vocal, quanto o bem estar físico e mental.
Trabalharemos com orientação vocal, práticas de escuta consciente e construtiva (musical e do outro), interpretação em cena, orientação sobre autocuidado vocal, consciência corporal e sua relação direta com o cantar.
Por meio de jogos, vocalizes e repertório voltado a cultura de matriz afro brasileira popular, vamos estabelecer um ambiente acolhedor onde as pessoas se sintam à vontade para se experimentar física e vocalmente.
A atividade é direcionada a quem busca autoconhecimento de sua liberdade vocal e de expressão corporal trazendo autoconfiança dentro e também fora do palco, na comunicação interpessoal. Conexão com o público e sua relação com medos e inseguranças que aparecem na hora da exposição. Além disso, “falantes profissionais” como professores, arte educadores, etc. também podem se beneficiar.
Fundamentos
- Orientação Vocal – a partir da Técnica Alexander, curso Consciência Corporal para Músicos®
- Pesquisa repertório de domínio público (Candombe da Serra do Cipó – MG, jongos, samba de roda do Recôncavo Baiano, canto das Lavadeiras de Araçuaí dentre outros)
- Expressão e Interpretação Musical através do Teatro
