Afrolatinoamérica: Escravidão, Abolicionismo, Pós Abolição e Relações Raciais Contemporâneas

  • Bruno Simões
  • Danielle Almeida
  • Privado: Luane Martins
  • Márcio Farias
  • Rafael Domingos Oliveira

A formação trata as dimensões menos abordadas sobre a relação entre África e América Latina, a partir de conteúdos que comparem a dimensão das permanências e rupturas dos aspectos sociais, econômicos, culturais e estéticos de ascendência africana nas nações latino americanas.

Apesar do Brasil ser conhecido pela forte presença da matriz africana, nota-se uma invisibilidade desta herança em outros países da América Latina. Em geral, a América do Sul não é compreendida e nem pensada como território onde a matriz africana compõe o amálgama sociocultural, cumprindo papel estruturante na organização social dessas nações.

A dificuldade de intercâmbio cultural entre o Brasil e países latino-americanos resulta da pouca ou nenhuma integração entre comunidades negras brasileiras e latinas. O enaltecimento de estudos raciais estadunidenses e europeus contrasta com a escassa produção e acesso de conhecimento acerca da Afrolatinidade. Todas essas causas culminam no problema principal: o pouco conhecimento da trajetória afrodescendente na América Latina pela comunidade acadêmica e pela população em geral.

Como consequências dessa conjuntura temos: a invisibilidade das comunidades afrodescendentes no contexto social dos países da América Latina, a miopia histórica sobre a inserção negra nos territórios latino-americanos, a fragilidade nos laços identitários entre comunidades negras de diversos países latinos.

Por isso, buscaremos traçar um paralelo entre a cultura negra no Brasil e na América Latina e possibilitar o acesso a obras de autoras(es) latino-americanas(os), descentralizando as bases dos estudos raciais geralmente norteadas pelo reconhecimento de escolas estadunidenses e europeias.

Realização conjunta

  • Instituto AMMA Psique e Negritude

Conteúdo programático

1º Encontro – Por uma História Afro Ameríndia das Américas

2º Encontro – Independências e o abolicionismo na América Latina

3º Encontro – Industrialização, urbanização e a questão racial na América Latina

4º Encontro – Pensamento social latino americano e a questão racial I e II

5º Encontro – As ditaduras na América Latina e a questão racial

6º Encontro – A luta indígena contemporânea na AL.

7º Encontro – Arte, Cultura e Politica na América Latina: Nosotros Afrolatinos americanos!

8º Encontro – Mulheres Negras e formas de organização na América Latina Contemporânea

9º Encontro – A presença negra na América Latina Contemporânea.

A quem se destina

Profissionais da educação; Militantes do movimento negro; Militantes de movimentos sociais; População em geral, com idade a partir de 18 anos com interesse pelo tema.

Educadoras(es)

  • Bruno Simões
  • Danielle Almeida
  • Privado: Luane Martins
  • Márcio Farias
  • Rafael Domingos Oliveira