Autocuidado feminista: teoria e prática para a autonomia na saúde da mulher

  • Priscilla Vicenzo

A formação trata dos temas da autonomia em saúde e do autocuidado com enfoque de gênero.

Em um contexto político de stress e direitos ameaçados, o cuidado de si é imprescindível. Seja para manter-se são em corpo e mente frente aos ataques sofridos, seja para prevenir-se do possível sucateamento de serviços públicos básicos, como o SUS.

Neste cenário, o autocuidado torna-se mais uma ferramenta de resistência, em especial às mulheres, que também passaram a estar mais vulneráveis.

Com abordagem teórica e prática, discutiremos os processos de expropriação do corpo feminino e dos saberes ancestrais das mulheres em seus cuidados de saúde.

Como parte prática, o curso propõe atividades de investigação sobre as formas mais adequadas de autocuidado para cada participante, buscando a auto-observação, a retomada do sentimento de propriedade do próprio corpo e a conexão consigo mesma.

Conteúdo programático

1º Encontro – 16/05

Aula teórica – Os direitos e saberes femininos na história: processos de expropriação do corpo da mulher, silenciamento dos conhecimentos femininos e história da ginecologia moderna.

2º Encontro – 23/05

Aula teórica e prática – O ciclo menstrual: funcionamento hormonal e técnicas de acompanhamento do ciclo e de cuidados para um ciclo mais saudável

3º Encontro – 30/05

Aula teórica e prática – Yoga e meditação: como práticas de yoga e meditação podem ajudar na saúde da mulher, yoga como terapia para doenças e para equilíbrio hormonal

4º Encontro – 06/06

Aula teórica e prática – Ginecologia natural básica. Ervas para saúde da mulher, cuidado natural para disfunções e desconfortos comuns. Roda de compartilhamento de saberes.

A quem se destina

Mulheres interessadas em autoconhecimento, práticas de autocuidado e saúde natural.

Precisa de bolsa? Clique aqui

Educadoras(es)

  • Priscilla Vicenzo