Branquitude Brasileira: Direitos e políticas afirmativas

  • Ana Helena Ithamar Passos

O curso objetiva construir uma reflexão da conjuntura atual do Brasil, a partir do entendimento de que a garantia de direitos afirmativos para a população negra refletiu diretamente em ações de violência e reações negativas da branquitude brasileira.

Buscamos construir um debate sobre como essas questões estão envolvidas com a discussão sobre relações raciais brasileiras, em específico, a discussão a respeito do lugar do branco e seus privilégios.

Pretendemos encerrar a oficina com uma intervenção, a depender dos acordos com os/as participantes, em um espaço majoritariamente frequentado por pessoas brancas, a fim de verificar as falas e a postura do grupo social branco sobre política, direitos e privilégios.
Referências bibliográficas:

1 – HOFBAUER, Andreas. Uma História de branqueamento ou o negro em questão.

2 – MISKOLCI, Richard. O desejo da nação: masculinidade e branquitude no Brasil de fins do XIX.

3 – Ware, Von (org.). Branquidade: identidade branca e multiculturalismo.

4 – “Dossiê Branquitude” (on line) – SCHUCMAN, Lia Vainer  & CARDOSO, Lourenço. Dossiê Branquitude.

 

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Conteúdo programático

1º Encontro: a categoria raça em análise e a política de branqueamento no Brasil.

Esse módulo será dedicado a uma reflexão sobre a construção analítica da categoria raça a partir das teorias raciais do século XVIII e como essas teorias influenciaram a formação social brasileira em relação as políticas raciais pós abolicionistas.

2º Encontro: as relações de gênero marcadas na Branquitude

Uma discussão sobre as relações de gênero a partir da perspectiva dos efeitos da branquitude nessas relações.

3º Encontro: – atividade lúdica e de reflexão coletiva sobre os conteúdos trabalhados nos encontros anteriores e vivência a partir da união desses conteúdos com nossas subjetividades.

A quem se destina

Professoras(es) da rede pública ou privada de ensino, acadêmicos, ativistas sociais e público em geral interessado no tema

Educadoras(es)

  • Ana Helena Ithamar Passos