A oficina tem como objetivo estimular a reflexão sobre o universo indígena brasileiro, em toda sua diversidade cultural, a partir do repertório musical indígena.
Diante do contexto social e político que vivemos, torna-se cada vez mais urgente compreender a importância dos povos indígenas na nossa história, como formadores de nossa cultura e, principalmente, aproximar-se de sua forma de pensar. O universo indígena é pouco conhecido da sociedade contemporânea por ser considerado “primitivo” e de pouco interesse, quando na realidade, é de uma riqueza imensa que precisa ser conhecido por todo e qualquer brasileiro.
Tendo em vista a implantação da Lei 11.645, que determina a inclusão dos conteúdos indígenas no currículo escolar, buscaremos propiciar o conhecimento da cultura dos povos originários e intensificar a conscientização sobre sua diversidade cultural, contribuindo para a desconstrução de preconceitos e dos grandes equívocos sobre a vida e história desses povos, herdados ao longo de séculos, promovendo, assim, o respeito e a valorização merecida aos povos indígenas brasileiros.