A natureza é entendida por este sistema como fonte de recursos e energia para a produção de bens e também como local de deposição dos resíduos gerados após o
consumo. Este ciclo, entretanto, não permite os sistemas naturais se reestimular a reconexão de mulheres, homens e crianças com a natureza, assim como estimular e fortalecer a consciência crítica sobre a problemática socioambiental com a adoção de
hábitos coletivos mais sustentáveis são algumas das estratégias para amenizar a crise vigente.
Dar voz às crianças é também elemento fundamental neste processo de amenizar a crise de valores que tem o adultocentrismo como uma de suas bases. Esta concepção leva à ideia de que todas as crianças são iguais e contribui para a invisibilidade das crianças e das infâncias reais, pois não revelam suas identidades, singularidades, histórias, culturas, pertencimentos, diversidades e contextos de vida.
A partir disso, a oficina propõe a formação com educadores/as com o tema principal Horta na escola, sendo dividido em:
1. Diagnóstico;
2. Plantas e plantio;
3. Composteiras;
4. Cisternas e fechamento.
Objetivos:
Ampliar o repertorio das/os educadoras/es para que se utilizem da
horta como recurso pedagógico para desencadear em conteúdos a partir da vivência fora da comum sala de aula.