Diálogos entre Michel Foucault e Judith Butler

  • Jacqueline Moraes Teixeira

A formação introduz de maneira aprofundada alguns conceitos chave das teorias de Michel Foucault e de Judith Butler, com o intuito de compreender, a partir do percurso teórico desses autores, formas de poder e de desigualdade que são socialmente produzidas, e que se tornam referências na configuração das políticas sociais.

Este curso pretende esquadrinhar os modos como Michel Foucault e Judith Butler desenvolvem de forma peculiar e, em alguns pontos, complementar, um arcabouço teórico indispensável para a compreensão das relações na modernidade, ao pensarem a produção política de tecnologias para o saber-poder, a constituição dos sujeitos, o cuidado de si, os processos de subjetivação dos corpos, a dimensão pública das subjetividades, o Estado e os movimentos sociais.

Se para Foucault, a compreensão das estruturas de poder na sociedade ocidental moderna está profundamente atrelada a emergência da sexualidade como um dispositivo histórico, Judith Butler, por sua vez, evidencia a partir do conceito de gênero, a importância de se repensar os modelos binários das relações sociais que foram estruturadas pela ideia de sexo biológico. O conceito de gênero emerge assim como um instrumento para a produção de uma teoria da ação política. De modo geral, o curso pretende oferecer a partir deste referencial bibliográfico, instrumentos analíticos para a apreensão dos fenômenos políticos atuais.

Conteúdo programático

I. Arqueologia do saber como princípio metodológico
II. As palavras e as coisas
III. O Governo dos outros e a anatomo-política do corpo
IV. Sexualidade, biopolíticas e governamentalidade
V. Performatividade de gênero
VI. A produção dos sujeitos e a vida psíquica do poder
VII. Violência do Estado e éticas do reconhecimento
VIII. Novos movimentos sociais e teoria da assembleia

A quem se destina

Qualquer pessoa interessada em discussões sobre relações de gênero e sobre movimentos sociais

Precisa de bolsa? Clique aqui

Educadoras(es)

  • Jacqueline Moraes Teixeira