Estratégias de Comunicação e Redes Sociais para organizações e movimentos sociais de Direitos Humanos

  • Taís Oliveira

CURSO EAD – O estado de direito e o contexto sócio-político exigem novas formas de se comunicar, engajar e manifestar, portanto é necessário que os grupos sociais organizados saibam usar a seu favor as ferramentas tecnológicas disponíveis.

A formação tem como objetivo apresentar processos iniciais para estabelecer uma comunicação de fato estratégica. Bem como, apresentar o panorama dos usos estratégicos das ferramentas sociotécnicas, como a internet, tecnologia, aplicativos e plataformas de mídias sociais, por movimentos sociais. Sobretudo para o chamamento e divulgação de pautas, articulação estratégica, pressão em atores governamentais e produção de conteúdo baseado em causas.

O/A participante poderá compreender o histórico das tecnologias, cases de
movimentos sociais em diversos contextos e técnicas para aplicação do
uso estratégico da comunicação.

Realização conjunta: Instituto Sumaúma

O Instituto Sumaúma é um centro de formação, pesquisa e assessoria focado no desenvolvimento de carreiras acadêmicas de pessoas negras, indígenas e/ou periféricas. A organização também executa projetos de comunicação e divulgação científica, sobretudo a partir da produção e das demandas coletivas destes grupos sociais.

Conteúdo programático

1º Encontro: Entendimento e definição dos princípios organizacionais; Comunicação como estratégia para a organização.

2º Encontro: Estratégias de/para mídias sociais; Os Movimentos Sociais no Brasil e no Mundo a partir do uso das tecnologias.

A quem se destina

Lideranças de organizações e/ou de movimentos sociais e/ou pessoas responsáveis pela comunicação, sobretudo pessoas negras, indígenas, mulheres e LGBTQIAPN+.

Educadoras(es)

  • Taís Oliveira