A Experiência do Cursinho Popular Transformação – Efeito multiplicador da empatia para a educação e das práticas sociais não violentas

  • Célia de Lourdes Amaral de Almeida
  • Evelyn Ariane Lauro
  • João Innecco

A roda de conversa pretende apresentar a experiência do Cursinho Popular Transformação, em diálogo com outros cursinhos populares, educadoras(es), estudantes e público interessado.

Desde 2015, o Coletivo Transformação constrói um projeto de educação empoderadora e expressão cultural para travestis, mulheres transexuais, homens trans e pessoas não-binárias (ou, simplesmente, pessoas T) em São Paulo. O objetivo é oferecer as condições para a emancipação e inserção social dessa população, sempre alicerçadas em uma perspectiva crítica e aliada ao movimento social.

Com esta visão, o cursinho subverte a lógica de uma educação padronizada, que impõe um afastamento da expressão artística e acaba por expulsar de seus espaços subjetividades dissidentes e expressões de gênero e sexualidade fora dos padrões. O entrelaçamento entre cultura e educação é o caminho que elegido para fazer das diferenças um ponto de partida para a riqueza de experiências e para a produção de ferramentas que fomentem a emancipação de grupos oprimidos.

A atuação do Cursinho se torna ainda mais relevante, considerando a atual conjuntura política do nosso país e o cenário de perda das poucas garantias conquistadas nos últimos anos. É necessário aumentar os espaços de empatia e segurança para garantir a preservação da autonomia e da vida das pessoas.

 

Realização conjunta

  • Ação Educativa
  • Cursinho Popular Transformação

Conteúdo programático

Roda de conversa a partir da experiência político pedagógica e de gestão do Cursinho Popular transformação:

– Dinâmica de sensibilização para o tema

– Apresentação do contexto social que nos levou à criação do Coletivo;

– Apresentação do histórico do Cursinho;

– Apresentação das experiências, resultados, desafios e expectativas para os próximos anos)

– Debate com o público

A quem se destina

Cursinhos populares, estudantes, educadoras(es), gestoras(es) escolares, público geral interessado no assunto.

Educadoras(es)

  • Célia de Lourdes Amaral de Almeida
  • Evelyn Ariane Lauro
  • João Innecco