Grandes mulheres da história – bordando feminismos

  • Priscilla Vicenzo

A participação das mulheres é constantemente apagada da história, sendo-nos atribuído sempre um papel nulo ou secundário nas transformações sociais.

Como forma de resgatar e registrar a importância feminina em momentos-chave da história, a oficina propõe a feitura de bordados em referência/reverência a grandes e importantes mulheres.

A cada encontro, além do aprendizado da técnica do bordado livre, serão sorteados alguns nomes de mulheres transformadoras de diversos setores sociais (artes, política, esportes, ciência), de variadas épocas. Suas histórias serão compartilhadas e registradas em bordado por cada participante, formando um inventário de grandes mulheres da história. Porque juntas tecemos nossa história, porque juntas nos celebramos.

Objetivos:

A oficina pretende oferecer às participantes uma ferramenta de expressão artística, o bordado, ao mesmo tempo que traz à tona a discussão sobre o apagamento histórico das mulheres, atentando à importância de registrarmos e divulgarmos a participação feminina nos mais diversos processos sociais.

Conteúdo programático

1º encontro:
Apresentação do tema; ensino de um ponto de bordado (atrás) e técnicas de desenho no tecido; sorteio de 4 nomes de mulheres e leitura conjunta de suas minibiografias; bordado inspirado em uma ou mais dessas mulheres.

2º encontro:
Ensino de dois pontos de bordado (haste e cheio); sorteio de 4 nomes de mulheres e leitura conjunta de suas minibiografias; bordado inspirado em uma ou mais dessas mulheres.

3º encontro:
Ensino de dois pontos de bordado (nó francês + uma escolha das alunas); compartilhamento de histórias de mulheres que consideramos inspiradoras, em âmbito pessoal ou social; bordado com inspiração nessa mulher.

A quem se destina

Mulheres interessadas.

Educadoras(es)

  • Priscilla Vicenzo