História Oral e Memórias Periféricas na Sala de Aula

CURSO PRESENCIAL – A História, muitas vezes, é compreendida apenas como um apanhado de saberes excessivamente teóricos e relacionados a um conjunto complexo de datas, fatos, personagens históricos e temas pouco atrativos aos estudantes de ensino básico e ao público de modo geral. Há no senso comum a ideia de que a disciplina de História tem pouco vínculo com nosso cotidiano, com nossas histórias de vida e experiências.

Nosso curso pretende disseminar e valorizar o papel da memória coletiva no ensino de História com o objetivo de aproximar a disciplina dos participantes, de maneira que consigam se reconhecer como sujeitos históricos, cidadãos ativos e inseridos numa coletividade ampla e diversificada, ultrapassando as perspectivas das narrativas históricas tradicionais.

Este curso tem como proposta a difusão e a articulação de metodologia utilizadas na pesquisa histórica (história oral, fotografias, fontes escritas, patrimônio e memória) como recursos pedagógicos para a produção de conhecimento e narrativas vinculados às histórias de vida e à memória coletiva. O intuito é que, durante a formação, estes métodos sejam apropriados pelos participantes e os estimulem a elaborar suas próprias iniciativas educativas e culturais voltadas para produção e preservação da memória de suas famílias, bairros, escolas, coletivos, etc.

Conteúdo programático

O curso será ministrado presencialmente por meio de aulas expositivas, debates, dinâmicas e atividades práticas. Apresentaremos conceitos e técnicas do campo da história oral e da memória, e também realizaremos tarefas práticas, permitindo que os educandos possam construir suas próprias narrativas, ligadas a suas histórias individuais e da sua coletividade. Haverá indicação de leituras, mas elas não serão obrigatórias.

Encontro 1: O ensino de história sob a perspectivas da memória periférica e da história oral: conceitos sobre história oral e memória; dinâmica: de elaboração de uma linha do tempo.

Encontro 2: Adolescência, narrativas e memórias na sala de aula; dinâmica: Memórias Sensoriais.

Encontro 3: Memórias negras no movimento hip hop – histórias de vida e narrativas através do rap nacional; dinâmica: contação de histórias: relatos autobiográficos.

Encontro 4: Apresentação das metodologias usadas na história oral – pré-entrevista, a entrevista, o tratamento pós-entrevista.

A quem se destina

Interessados em geral, professores da rede pública e privada, estudantes universitários, educadores populares, produtores culturais.

Educadoras(es)


  • Notice: Trying to get property 'post_type' of non-object in /home/formacao/www/wp-content/themes/cf2018/parts/contents/content-teacher.php on line 10

    Notice: Trying to get property 'post_type' of non-object in /home/formacao/www/wp-content/themes/cf2018/parts/contents/content-teacher.php on line 12

    Notice: Trying to get property 'ID' of non-object in /home/formacao/www/wp-content/themes/cf2018/parts/contents/content-teacher.php on line 20