CURSO PRESENCIAL – A História, muitas vezes, é compreendida apenas como um apanhado de saberes excessivamente teóricos e relacionados a um conjunto complexo de datas, fatos, personagens históricos e temas pouco atrativos aos estudantes de ensino básico e ao público de modo geral. Há no senso comum a ideia de que a disciplina de História tem pouco vínculo com nosso cotidiano, com nossas histórias de vida e experiências.
Nosso curso pretende disseminar e valorizar o papel da memória coletiva no ensino de História com o objetivo de aproximar a disciplina dos participantes, de maneira que consigam se reconhecer como sujeitos históricos, cidadãos ativos e inseridos numa coletividade ampla e diversificada, ultrapassando as perspectivas das narrativas históricas tradicionais.
Este curso tem como proposta a difusão e a articulação de metodologia utilizadas na pesquisa histórica (história oral, fotografias, fontes escritas, patrimônio e memória) como recursos pedagógicos para a produção de conhecimento e narrativas vinculados às histórias de vida e à memória coletiva. O intuito é que, durante a formação, estes métodos sejam apropriados pelos participantes e os estimulem a elaborar suas próprias iniciativas educativas e culturais voltadas para produção e preservação da memória de suas famílias, bairros, escolas, coletivos, etc.