Esta oficina oferece às/aos participantes conhecimentos sobre o desenvolvimento da Justiça Restaurativa, sua teoria e possibilidades de aplicação. Além disso, teremos uma breve vivência prática.
Realização conjunta
- CDHEP Campo Limpo
CDHEP Campo Limpo
A missão do CDHEP é formar e articular sujeitos sociais e processos políticos atuando na construção de uma sociedade justa e solidária, de pleno exercício da cidadania, à luz dos princípios fundamentais dos Direitos Humanos, sociais, econômicos, culturais e ambientais. Suas principais atividades são: o enfrentamento de graves violações de direitos humanos, a proteção de testemunhas por meio do Programa Provita junto ao Sistema de Justiça; promover estratégias de formação, articulação e incidência em políticas públicas para prevenir e superar as diversas formas de violência na periferia, com investimento em mecanismos e ações de controle social; criar possibilidades de formação e produção de conhecimento em conjunto com os sujeitos sociais e políticos; construir ações de enfrentamento do genocídio da população jovem e negra; promover e fortalecer ações em torno da Justiça Restaurativa. Para saber mais, clique aqui.
Conteúdo programático
1 – Desenvolvimento da Justiça Restaurativa no mundo
2 – Mudanças paradigmáticas
3 – Práticas: Circulo de Construção de Paz, encontro vitima ofensor comunidade, círculo familiar, Resolução do Conselho Nacional de Justiça, abordagem de necessidades.
A quem se destina
Publico em geral interessado em conhecer as teorias e práticas da Justiça Restaurativa.
Precisa de bolsa? Clique aqui
Educadoras(es)
- Petronella Maria Boonen
Petronella Maria Boonen
Coordenadora da Linha de Justiça Restaurativa do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo, São Paulo. Ministra cursos, oficinas e palestras sobre temas como Justiça Restaurativa, perdão, conflitos e habilidades emocionais para pessoas ligadas, principalmente, à socioeducativo, área prisional, judicial e pastoral. Tem formação pelo International Institute for Restorative Practices dos Estados Unidos, o European Forum for Restorative Justice, a Fundación para la Reconciliación de Bogotá, Colômbia e a Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora e mestra em sociologia da educação pela Universidade de São Paulo - USP com tese sobre Justiça Restaurativa. Graduou-se em Ciências Sociais também pela USP e é especialista em mediação de conflitos pela Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC/SP. Membro da Congregação das Missionárias Servas do Espirito Santo já realizou trabalhos em diversos países da América Latina e Europa.
- Carga horária: 8h
- Investimento: R$100,00
- Período: Sábado, 23/06 de 2018 (Encontro único)
- Horário: 9:00 às 18:00