Tanto o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) asseguram aos adolescentes o direito a atividades de arte e cultura. Em função disto e de sua trajetória na defesa dos direitos humanos, a Ação Educativa executa, desde 2008, o projeto Arte na Casa: oficinas culturais, iniciativa que consiste na promoção da arte-educação nos centros da Fundação Casa. Sintonizada com o acúmulo da instituição nos processos de fomento à Cultura de Periferia, a metodologia visa estabelecer vínculos entre os/as adolescentes e jovens, os movimentos culturais existentes nas periferias urbanas – locais de origem da ampla maioria desses jovens e o que foi produzida como arte e cultura pela humanidade.
O ineditismo de material sobre metodologia do ensino de arte educação dentro de contexto de privação de liberdade vem nos desafiando a elaborar nossa própria metodologia. Há muitos desafios e limites em ensinar arte e discutir temas pertinentes ao mundo juvenil com estes/as adolescentes.
Além das aulas dentro nas unidades de internação da Fundação Casa, é necessária a promoção de formação continuada para o conjunto dos 20 arte-educadores/as que atuam no projeto, temas como ECA, SINASE, adolescência, gênero, garantia de direitos estão dentro do conteúdo discutido nas formação com estes educadores.
As áreas artísticas trabalhadas com estes/as jovens passam pela artes visuais, audiovisual, artes do corpo, artes da palavra e artes cênicas.