Metodologias Participativas da Ação Educativa – Módulo 1: Paulo Freire e a reinvenção da Educação Popular

  • Denise Carreira
  • Ednéia Gonçalves
  • Marcos José Pereira da Silva
  • Pedro Pontual
  • Roberto Catelli Jr.
  • Sérgio Haddad

Este é o módulo introdutório do curso completo de metodologias participativas da Ação Educativa. Nele as(os) participantes trabalharão as bases de construção da Educação Popular na perspectiva dos Direitos Humanos.

 

Objetivo principal

Contribuir para a formação de educadoras e educadores em metodologias participativas da Ação Educativa, desenvolvidas na perspectiva do fortalecimento e do reconhecimento de sujeitos diversos na produção de conhecimentos, da construção de aprendizagens colaborativas, da superação de desigualdades e da promoção de uma cultura democrática no país.

 

Objetivos Específicos

Possibilitar uma melhor compreensão dos desafios envolvidos na concretização de uma educação popular, democrática e emancipatória em contextos de resistência política;

Estimular o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre educadoras e educadores, em articulação com outras redes e fóruns existentes.

 

Metodologia

Baseado nos princípios da Educação Popular Freiriana, o curso visa possibilitar a reflexão e a apropriação de conceitos a partir das vivências e observações das(os) participantes sobre o cotidiano e a realidade brasileira. Serão utilizadas várias linguagens, estimulando a leitura sensível e a capacidade de análise, em especial, dos processos de resistência e de luta política, protagonizados por movimentos sociais.

 

Clique aqui para conhecer e se inscrever no curso completo.

 

Precisa de bolsa? Clique aqui

Conteúdo programático

19/05 (09h às 13h)
  • Aula aberta:  Paulo Freire: vida, obra e provocações para o Brasil pós-golpe (Sérgio Haddad)

26/05 (14h às 18h)
  • A leitura do mundo: contextos, novos territórios e sentidos políticos (com Ednéia Gonçalves).
09/06  (9h às 18h)
  • A educação popular e os desafios da formação política na América Latina e no Caribe (com Pedro Pontual)
  • Experiências de educação popular no Brasil em tempos de resistência política (com Marcos José da Silva)
  • Paulo Freire e a ideologia do movimento Escola sem Partido (com Roberto Catelli)
16/06  (9h às 13h)
  • Integralidade dos sujeitos e interdependência: igualdade, diferenças e o bem viver (com Denise Carreira)

 

A quem se destina

Educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e interessadas(os) pelo tema.

Educadoras(es)

  • Denise Carreira
  • Ednéia Gonçalves
  • Marcos José Pereira da Silva
  • Pedro Pontual
  • Roberto Catelli Jr.
  • Sérgio Haddad

Para saber mais

Neste espaço você tem acesso aos materiais, textos, vídeos e links de referência para a formação.

  • Apresentação do 1º Encontro do Módulo 1 do curso de Metodologias Participativas da Ação Educativa elaborada por Sérgio Haddad
  • Apresentação do 2º Encontro do Módulo 1 do curso de Metodologias Participativas da Ação Educativa elaborada por Ednéia Gonçalves