Certificada como tecnologia educacional pelo Ministério da Educação, a metodologia Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO) foi desenvolvida pela Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro com o objetivo de promover o uso pedagógico da pesquisa de opinião em escolas de todo o país, centrado nos professores e professoras, alunos e alunas como sujeitos do processo educativo.
Desde o ano 2000, a metodologia NEPSO vem sendo utilizada no ensino fundamental, no ensino médio e na EJA por milhares de professoras, professores e estudantes de todo o país e adotada por escolas de outros países como Argentina, Chile, México, Colômbia, Peru e Portugal. Ao se propor como uma alternativa de trabalho pedagógico por projeto, a ênfase da formação do Nepso caracteriza-se por: contextualização dos conteúdos; trabalho interdisciplinar e coletivo; forte protagonismo dos estudantes na produção de conhecimentos e integração da escola com a comunidade.
A pesquisa de opinião é instrumento poderoso para os educadores e educadoras que querem construir uma escola que produz conhecimentos sobre si mesma, sobre sua comunidade, sobre como interferir nos fenômenos educativos. Esse tipo de pesquisa envolve a diversidade de pontos de vista e a busca de explicações através de uma série de procedimentos de investigação, realizados por meio do trabalho coletivo.
Para conhecer mais o projeto, clique aqui.