Metodologias Participativas da Ação Educativa: NEPSO – Nossa Escola Pesquisa sua Opinião

  • Leila Andrade
  • Renato Nascimento

Certificada como tecnologia educacional pelo Ministério da Educação, a metodologia Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO) foi desenvolvida pela Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro com o objetivo de promover o uso pedagógico da pesquisa de opinião em escolas de todo o país, centrado nos professores e professoras, alunos e alunas como sujeitos do processo educativo.

Desde o ano 2000, a metodologia NEPSO vem sendo utilizada no ensino fundamental, no ensino médio e na EJA por milhares de professoras, professores e estudantes de todo o país e adotada por escolas de outros países como Argentina, Chile, México, Colômbia, Peru e Portugal. Ao se propor como uma alternativa de trabalho pedagógico por projeto, a ênfase da formação do Nepso caracteriza-se por: contextualização dos conteúdos; trabalho interdisciplinar e coletivo; forte protagonismo dos estudantes na produção de conhecimentos e integração da escola com a comunidade.

A pesquisa de opinião é instrumento poderoso para os educadores e educadoras que querem construir uma escola que produz conhecimentos sobre si mesma, sobre sua comunidade, sobre como interferir nos fenômenos educativos. Esse tipo de pesquisa envolve a diversidade de pontos de vista e a busca de explicações através de uma série de procedimentos de investigação, realizados por meio do trabalho coletivo.

Para conhecer mais o projeto, clique aqui.

Conteúdo programático

1 – Apresentação do grupo

2 – Princípios que orientam a formação e distribuição dos manuais NEPSO

3 – A pesquisa como fonte de informação

4 – A pesquisa como prática educativa

5 – Planejamento do projeto de pesquisa: fases da pesquisa

6 – Pesquisa quantitativa ou qualitativa

7 – Temas de pesquisa / Qualificação do tema

8 – Construindo questionários

9 – Trabalho de campo

10 – Avaliação / Pré-teste

11 – Tabulação de dados

12 – Análise de resultados e ações de intervenção

13 – Amostragem e amostras

14 – Exercício: planejamento de um projeto de pesquisa de opinião

A quem se destina

Educadoras(es), professoras(es), estudantes, pesquisadoras(es), gestoras(es) escolares, operadoras(es) de direito e pessoas interessadas no tema.

Educadoras(es)

  • Leila Andrade
  • Renato Nascimento