Metodologias Participativas da Ação Educativa: De Olho nos Planos e o uso de Indicadores de Qualidade na Educação

  • Claudia Bandeira
  • Denise Carreira
  • Privado: Júlia Daher

Neste módulo será apresentada a metodologia utilizada pela iniciativa De Olho nos Planos para o monitoramento participativo dos planos de educação: os Indicadores de Qualidade na Educação (Indiques)

No dia 25 de junho de 2014, foi sancionado, sem vetos, o Plano Nacional de Educação. De lá para cá, foram também construídos e aprovados os planos estaduais e municipais de educação.

Os Planos de Educação são documentos, com força de lei, que estabelecem metas e estratégias para que o direito à educação de qualidade avance. Por serem Planos de Estado, de longo prazo, e não de determinados governos, os Planos são o principal instrumento da política educacional, fundamentais para romper a descontinuidade das políticas. Eles orientam a gestão educacional e referenciam o controle social e a participação cidadã.

Em tempos de tantos retrocessos e ameaças ao direito humano à educação, é importante atuar em conjunto para que os planos tenham condições de ser efetivamente implementados. Por isto, a sociedade brasileira tem um grande desafio nos próximos anos: garantir que os mais diversos setores da sociedade participem ativamente no monitoramento do andamento das metas e estratégias dos planos.

Para amparar esta tarefa, a iniciativa De Olho nos Planos  desenvolve materiais e metodologias para estimular processos participativos efetivos, que envolvam toda a comunidade escolar no acompanhamento dos planos.

Uma delas é a Coleção Indicadores da Qualidade na Educação. Apelidada de Indique, a coleção constitui uma proposta metodológica de autoavaliação participativa capaz de mobilizar e envolver diferentes atores da escola – estudantes, professores/as, gestores/as, familiares, funcionários/as, representantes de organizações locais, etc – em discussões sobre a qualidade da educação escolar.

A metodologia foi desenvolvida por um conjunto amplo de instituições parceiras e envolveu o esforço de especialistas, profissionais de educação, gestores e ativistas da sociedade civil.

O uso da metodologia por escolas, secretarias de educação, organizações da sociedade civil e movimentos sociais de todo o país vem subsidiando atividades de diagnóstico escolar, a construção de planos de ação da escola, a elaboração e o aprimoramento dos projetos político pedagógicos (PPPs), a formação de gestores e equipes escolares, o fortalecimento da gestão democrática e o monitoramento participativo dos Planos de Educação.

Clique aqui para conhecer a iniciativa De Olho nos Planos e aqui para acessar o site dos Indicadores de Qualidade na Educação.

A quem se destina

Educadoras(es), professoras(es), conselheiras(os) de educação, estudantes, integrantes de sindicatos e movimentos sociais, jovens, operadoras(es) de direito e pessoas interessadas no tema.

Educadoras(es)

  • Claudia Bandeira
  • Denise Carreira
  • Privado: Júlia Daher