Pensamento Visual e Facilitação Gráfica: uma ponte na luta por direitos

  • Carla Hirata
  • Mariana kz
  • Vitor Massao

Neste curso o Coletivo Entrelinhas vai apresentar o que é facilitação gráfica, suas potências e como ela pode ser usadas nos mais diferentes contextos, em especial em movimentos sociais, espaços de diálogo e de construção coletiva.

Quando o tema é organizar conversas recursos visuais são grandes aliados. Isso porque visualizar um fluxo de pensamento ajuda a engajar as pessoas, que veem suas contribuições registradas ali; a pensar globalmente, fazendo comparações, localizando padrões e mapeando ideias; e ainda cria uma memória do grupo e de seus processos, legitimando diálogos. Essa é a função da Facilitação Gráfica.

O curso é composto por momentos teóricos embasados por exercícios práticos. Não é preciso saber desenhar para fazer este curso – e nem pra usar recursos visuais na sua prática!

Após este curso os participantes terão as bases para iniciar uma atuação como facilitadores gráficos em seus próprios contextos ou profissionalmente.

 

Precisa de bolsa? Clique aqui

Realização conjunta

  • Coletivo Entrelinhas

Conteúdo programático

1) Conceitos: provocações e reflexões sobre o pensamento visual e processo criativo, o que é facilitação gráfica, surgimento do campo.

2) Introdução ao desenho: exercícios para soltar o traço e se reaproximar do desenho, entender o que são ícones e metáfora visuais. Mergulho no próprio processo criativo.

3) Elementos da visualização: elementos básicos para construção do uso eficiente de recursos visuais, tais como caligrafia, cores, cenário, pessoas e ícones.

4) Colheita e sintetização de ideias: reflexão sobre o processo de colheita e sintetização de informações, como transformar uma ideia em imagem.

5) Usos da facilitação gráfica: exemplos e exercícios de diferentes aplicações das técnicas de visualização de informações (infográficos, vídeo, registro em painel, registro em caderno, etc.)

6) Exercício final: aplicação dos elementos e conceitos aprendidos na criação de um projeto individual ou coletivo.

A quem se destina

Integrantes de movimentos sociais e populares, público interessado em geral.

Educadoras(es)

  • Carla Hirata
  • Mariana kz
  • Vitor Massao