CURSO EAD – A formação deve apresentar um olhar panorâmico sobre as reflexões e ações em torno das masculinidades dos anos 80 aos dias atuais. Nesse sentido, deveremos nos deslocar pelos debates no campo dos Estudos de Gênero, precedidos pelos Estudos de Mulheres, culminando no campo de estudos sobre homens e masculinidades.
Os encontros sempre partirão da perspectiva interseccional, propondo reflexões que considerem não só questões de gênero, mas também outros marcadores sociais de diferença, como cor/raça, classe e sexualidade, entendendo os mesmos como constituintes na composição de homens e masculinidades. Para além disso, deveremos não só refletir sobre o conhecimento no campo acadêmico, mas construir diálogos com a experiência das estudantes participantes e também com ações práticas de organizações que atuam com masculinidades no Brasil e em outros países.
Ao fim, a formação deve evidenciar a multiplicidade intrínseca às masculinidades e também a distribuição desigual do poder entre os próprios homens. As reflexões construídas coletivamente ao longo do curso devem munir os sujeitos participantes de um olhar crítico que possa também balizar suas ações no cotidiano e a abordagem que adotam em seus trabalhos e ativismos.
Objetivo geral: fornecer subsídios críticos para que os estudantes possam refletir sobre as relações de gênero, incluindo as masculinidades.
Objetivos específicos:
1. A presentar tanto o debate acadêmico sobre masculinidades como as ações que tem sido desenvolvidas nesse campo para o enfrentamento às desigualdades;
2. oferecer inspirações práticas aos participantes no que tange ações voltadas
a homens e outros sujeitos.
