Política e jogos: formação de multiplicadores de Política Criativa

  • Lays Morimoto
  • Thays Esaú

A formação de multiplicadores de Política Criativa visa a capacitação dos participantes na metodologia utilizada pela Fast Food da Política, organização sem fins lucrativos, permitindo a aplicação e replicação dos formatos, conteúdos e materiais em processos de aprendizagem na temática da política e do Estado brasileiro através de jogos.

Durante 8 horas as(os) participantes conhecerão jogos e atividades lúdicas que facilitam processo de aprendizagem, a fim de tornar acessíveis e visíveis as regras que determinam o funcionamento do Estado e da Política Brasileira, para que mais pessoas se apropriem e interfiram no futuro do nosso país.

Para tanto, além de conhecer a atuação e experiências da Fast Food da Política, as(os) participantes terão acesso a conceitos de teoria dos jogos, debates sobre o que é ser um(a) facilitador(a) de processos e vivências práticas com aplicação dos jogos.

Com isso, os participantes estarão aptos a replicarem a metodologia ou utilizá-la em conjunto com outras técnicas pedagógicas que já conheçam.

Realização conjunta

  • Ação Educativa
  • Fast Food da Política

Conteúdo programático

1. Apresentação da organização com facilitação de jogos para a compreensão de conceitos teóricos que embasam as metodologias da Fast Food da Política (serão utilizados os jogos Três Esferas + Direitos e Silêncios no modo colaborativo);
2. Exposição de conceitos e princípios sobre a facilitação de jogos da Fast Food da Política;
3. Divisão do grupo em 4 turmas para aplicação dos jogos Cargos e Cargas + Direitos e Silêncios modo competitivo, e iniciar a atividade prática: grupos trocam de jogos e quem jogou deve facilitar;
4. Divisão do grupo em 4 turmas para aplicação do Trilha do Voto e Jogo das Vozes, atividade prática novamente;
5. Momento para reflexão e compartilhamento sobre os jogos vistos até o momento;
6. Aplicação dos jogos Batalha Eleitoral, (De)Bate Boca e Quem Pode, Pode.
7. Encerramento do curso e aplicação de questionários de avaliação.

A quem se destina

Jovens, adultos e educadoras(es) sociais.

Precisa de bolsa? Clique aqui

Educadoras(es)

  • Lays Morimoto
  • Thays Esaú