Política Lúdica: Ativando a Cidadania a Partir de Jogos

  • Bruno Bonini
  • Júlia Carvalho
  • Lays Morimoto

Oficina de educação política facilitada por ferramentas como jogos e vivências lúdicas, desenvolvidas pela Fast Food da Política, na qual será possível conhecer algumas das principais regras do Estado e da política brasileira de maneira coletiva e prazerosa.

 

Durante 4 horas as(os) participantes terão a oportunidade de jogar 4 ferramentas que envolvem temáticas sobre o sistema político, como as responsabilidades das esferas federal, estaduais e municipais, os três poderes e algumas das suas responsabilidades, quem são os representantes do executivo municipal e, por último, uma discussão sobre direitos das mulheres na história brasileira. Com atividades que utilizam teoria dos jogos, processos de atividades lúdicas, privilegiando a autonomia das(os) participantes e o respeito à pluralidade, a atividade objetiva proporcionar um espaço agradável para a discussão e aprendizado de assuntos complexos.

 

Precisa de bolsa? Clique aqui

Realização conjunta

  • Fast Food da Política

Conteúdo programático

1 – Apresentação
2 – Quem somos nós?
3 – Jogatina: Três esferas (Jogo que discute as responsabilidades de cada uma das esferas de governo, ou seja, municipais, estaduais e federal)
4 – discussão
5 – Jogatina: Cargos e Cargas (Jogo que discute quais são os cargos dos três poderes, nos três níveis da federação. Em sua fase dois, as responsabilidades dos poderes farão parte desta tecnologia)
6 – Discussão
7 – Jogatina: Monte seu governo (Jogo que desafia o participante a reconhecer os seus principais representantes do governos municipal e seus cargos)
8 – Discussão
9 – Jogatina: Direitos e Silêncios (Jogo que tange os direitos conquistados pelas mulheres na história e o silenciamento de outros ainda não adquiridos)
10 – Discussão
11 – Fechamento

A quem se destina

Educadoras(es), pesquisadoras(es), jovens, público em geral interessado por educação política e ludicidade

Educadoras(es)

  • Bruno Bonini
  • Júlia Carvalho
  • Lays Morimoto