Insurgente
adjetivo e substantivo de dois gêneros
1. que ou aquele que se insurge, se rebela contra algo.
Onde existe dominação e violência, existe insurgência, aquilo que se rebela, que se afirma e que encontra seu caminho pelas brechas e contradições do sistema. Diante do contexto político e social adverso que atualmente vivemos no Brasil, precisamos alimentar pensamentos potentes em vida, esperança e, por que não, em insurgência?
Nas terças-insurgentes de maio, apresentamos as teorias emancipatórias de Hannah Arendt através da voz da especialista, e doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Crislei de Oliveira Custódio.
Essa formação pretende esquadrinhar o modo como Hannah Arendt desenvolve de forma peculiar um arcabouço teórico indispensável para a compreensão das relações na modernidade, ao pensar a ascensão da esfera social e a vitória do animal laborans como características do mundo moderno em que os ditames do consumo e da produção, a negação da política como forma humana de tratar os assuntos que concernem a todos e sua substituição pela lógica da burocracia e da administração estatal, assim como a alienação do mundo e a recusa do pensar e do julgar são marcas do contemporâneo.
Numa perspectiva panorâmica, mas que visa oferecer instrumentos analíticos para a apreensão e tentativa de compreensão de parte dos fenômenos políticos atuais, o curso perpassa e seleciona obras importantes da autora que vão dos seus escritos políticos àqueles que dizem respeito às atividades do espírito, encerrando com uma ampla discussão acerca das aporias do educar em tempos sombrios e em um mundo deserto.