Utilização de ervas e óleos vegetais para saúde da mulher

  • Vanessa Amaral

A oficina apresenta os princípios da Ayurveda, uma medicina milenar Indiana que trabalha com a integração corpo e mente, utilizando recursos naturais, e, através deles, fornece diretrizes básicas da manipulação e utilização de óleos vegetais e ervas encontrados facilmente no cotidiano, com a finalidade de manter a saúde mental, emocional e física, com foco na saúde da mulher.

O Sistema Único de Saúde fornecido pela medicina convencional não atende todas as demandas para uma melhor percepção e qualidade de vida das mulheres, pois costuma ser um sistema padronizado, focado no tratamento da enfermidade e exclui a saúde emocional e psíquica, tendendo a ser um tratamento não humanizado.

Com base nos conhecimentos Ayurvédicos, este encontro tem como objetivo proporcionar uma introdução aos conhecimentos básicos de auto cuidado e saúde da mulher.

Utilizar recursos naturais para a manutenção da saúde em todos os campos (emocional, psíquico e físico), além de ser um tratamento de baixo custo, nos dá autonomia e empoderamento para nos reconectar com a nossa ancestralidade e criar uma percepção corporal capaz de detectar as particularidades das necessidades individuais.

Conteúdo programático

1º Parte – Introdução a Ayurveda: História, visão, Ayurveda no Brasil e técnicas.

2º parte – Discussão sobre a importância do auto-cuidado e manutenção da saúde da mulher.

3º parte – Propriedades medicinais das principais plantas e óleos vegetais. (óleos de coco, gergelim, girassol, babosa, ervas como camomila, lavanda, hortelã, etc.)

4º parte – Manipulação e utilização adequada destas medicinas. (Com foco em tratamentos emocionais, hormonais e ginecológico)

A quem se destina

Mulheres

Precisa de bolsa? Clique aqui

Educadoras(es)

  • Vanessa Amaral