O Projeto Escrevinhanças: narrativas de professores e professoras, é uma proposta para formação processual de educadores/as, que tem na centralidade dos seus objetivos o fortalecimento dos canais de expressão e de comunicação dos sujeitos trabalhadores/as da educação. A partir de um olhar crítico às estruturas hegemônicas e uma visão sensível integradora sobre os sujeitos e coletividades, o projeto toma as diferentes linguagens, corporal, oral e escrita, como ferramentas nos processos de emancipação e empoderamento. O projeto tecido a partir da compreensão sobre a urgência de ações de apoio emocional, político e
moral aos sujeitos professores/as, especialmente os/as que atuam nas redes públicas. Se compromete com uma investigação sobre formas, meios para fortalecer os processos de autodefinição e de empoderamento e busca possibilitar a emergência de performances e de narrativas insurgentes, harmonizadas com as subjetividades e identidades dos sujeitos, comprometidas com o bem viver. São eixos da proposta: o auto-cuidado, a consciência sobre o corpo, sobre a sua história respeito aos saberes tradicionais, e às diferenças. Integram ainda os eixos de formação os temas, conceitos e ferramentas teóricas do pensamento feminista negro e a Pedagogia da Autonomia.