Escrevinhanças: narrativas de professores e professoras

O Projeto Escrevinhanças: narrativas de professores e professoras, é uma proposta para formação processual de educadores/as, que tem na centralidade dos seus objetivos o fortalecimento dos canais de expressão e de comunicação dos sujeitos trabalhadores/as da educação. A partir de um olhar crítico às estruturas hegemônicas e uma visão sensível integradora sobre os sujeitos e coletividades, o projeto toma as diferentes linguagens, corporal, oral e escrita, como ferramentas nos processos de emancipação e empoderamento. O projeto tecido a partir da compreensão sobre a urgência de ações de apoio emocional, político e
moral aos sujeitos professores/as, especialmente os/as que atuam nas redes públicas. Se compromete com uma investigação sobre formas, meios para fortalecer os processos de autodefinição e de empoderamento e busca possibilitar a emergência de performances e de narrativas insurgentes, harmonizadas com as subjetividades e identidades dos sujeitos, comprometidas com o bem viver. São eixos da proposta: o auto-cuidado, a consciência sobre o corpo, sobre a sua história respeito aos saberes tradicionais, e às diferenças. Integram ainda os eixos de formação os temas, conceitos e ferramentas teóricas do pensamento feminista negro e a Pedagogia da Autonomia.

Conteúdo programático

 

Primeiro Momento:  Apresentação dos formadores, boas vindas e apresentação dos objetivos do trabalho.  Despertar e trazer à presença e Integrar: dinâmica Ciranda Griô.

Segundo Momento: Rodada de conversa temática:    A voz e as linguagens, a “Máscara de Ferro”: Grada Kilomba e Franz Fanon.  Matrizes de dominação, interseccionalidadea partir de Patricia Hill Collins, Kimberle Crenshaw.   Encontros dialógicos na escola, tecendo a rede de diálogos,

Pedagogia da Autonomia, a partir de Paulo Freire, Kabengele Munanga, bell hooks

Terceiro Momento . Vivência: Rascunhos e Escrevinhanças.   Corpoema. Sínteses, impressões, últimas palavras.

A quem se destina

Professores e professoras das redes públicas de ensino, da educação básica e interessados/as em geral.

Educadoras(es)

  • André do Amaral
  • Maria Marta Argolo
  • Patricia Bruschini