Indicadores da Qualidade do Ensino Médio: multiplicando rodas pelo direito à educação de adolescentes e jovens

Neste módulo, será apresentada a coleção Indicadores de Qualidade na Educação (Indiques), uma metodologia participativa de avaliação da qualidade educacional. De fácil compreensão, os Indiques propiciam que toda a comunidade escolar – estudantes, professores(as), gestores(as), familiares, funcionários(as) – elabore um diagnóstico conjunto da qualidade educacional, que aborde os problemas, desafios, acúmulos e possibilidades presentes na unidade ou no território. Esse diagnóstico contribui com a construção e revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos das unidades educacionais.

Atualmente, a coleção Indique é composta por 4 volumes: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Relações Raciais. Este último, para uso combinado com os demais, auxilia na construção de um retrato da implementação da Lei n. 10.639/2003 (que introduziu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africanas e afro-brasileiras) e da  educação das relações étnico-raciais na educação básica (pública e privada).

O uso da coleção Indique vem subsidiando, por meio de processos participativos, atividades de diagnóstico escolar, de formação de gestores(as) e equipes escolares, de controle social e de monitoramento de planos de educação e políticas educacionais e tem se mostrado muito efetivo para a ampliação do diálogo entre a escola, famílias e órgãos do sistema educacional.

Na oficina, as/os participantes terão a possibilidade de conhecer os Indicadores e vivenciar o uso combinado dos Indicadores de Qualidade no Ensino Médio e Indicadores de Qualidade Educação e Relações Raciais.

Clique aqui  para conhecer o site dos Indicadores de Qualidade na Educação.

Realização conjunta

  • Ação Educativa

Conteúdo programático

Ementa:

Parte I: Das ocupações à Reforma, que Ensino Médio queremos?

Parte II: O que é qualidade na educação? Como mensurá-la?

Parte III: Indicadores da Qualidade na Educação: apresentação de princípios e processo de construção
Parte IV: Vivência da metodologia com uso do Ensino Médio e do Educação e Relações Raciais
Parte V: Encerramento

A quem se destina

Interessados/as em geral.

Educadoras(es)

  • Bárbara Lopes
  • Claudia Bandeira
  • Denise Carreira
  • Gabriel Di Pierro
  • Julia Daher
  • Luiza Alves
  • Marcelo Rocha