Juventude e desafios do Mundo do Trabalho

A formação trata das reconfigurações do mundo do trabalho no cenário nacional e internacional, fazendo um breve panorama das políticas públicas de juventude no campo e das trajetórias juvenis, considerando as dimensões da formação e inserção no mundo do trabalho. Explora novas possibilidades de pensar trabalho, renda e juventude.

Conteúdo programático

1 – Juventude e mundo do trabalho: algumas
considerações iniciais sobre o tema

Flexibilização, financerização e neoliberalismo, seus impactos nas relações de trabalho, na busca por renda e na garantia de direitos. A retirada de direitos e a crise econômica colocando novos desafios para jovens brasileiros.

2 – Transformações recentes no mundo do trabalho:
crise, austeridade e novas exigências

A experiências juvenis são diversas, estruturadas pelas dimensões de classe, de raça e de gênero, entre outras. As políticas públicas de juventude no país ao mesmo tempo que trouxeram avanços importantes, têm se restringido a um certo repertório de respostas. Jovens tem desenvolvido um conjunto variado de estratégias de realização profissional, de busca por geração de renda e de emprego. Quais as questões que aparecem? É possível buscar novas respostas?

3 – Outras economias: as ambiguidades do empreendedorismo

Economia feminista, economia solidária, os empreendimentos no campo da cultura periférica e outras formas emergentes de pensar as relações econômicas e a geração de renda. Provocações investigações para renovar o olhar sobre trabalho e trajetórias juvenis.

A quem se destina

Educadoras(es), professoras(es), pessoas interessadas em juventude e mundo do trabalho

Educadoras(es)

  • Alana Moraes
  • Bárbara Lopes
  • Gabriel Di Pierro