A mesa de abertura da Semana de Formação abordará a dramática situação econômica que tem levado o país a retroceder aceleradamente em diversos indicadores sociais:
Além das altas taxas de desemprego, somente em um ano, 1,5 milhão de famílias voltou à extrema pobreza, a grande maioria, famílias negras. Ao mesmo tempo em que as desigualdades se aprofundam, a concentração de renda cresce ainda mais nas mãos de poucos.
O que está em jogo na maior crise econômica já enfrentada pelo país? Como as eleições podem contribuir para a mudança desse quadro? Como influenciar as candidaturas e a escolha eleitoral? Como estimular uma mobilização nacional pelo fim da política econômica de austeridade e pela revogação da Emenda Constitucional 95, aquela que cortou os recursos das políticas sociais por 20 anos?
De olho nas alternativas e nas possibilidades de ação política, a mesa de abertura provocará as pessoas participantes da Semana a se engajarem por meio da educação popular e de outras ações políticas em um processo comprometido com a democratização do debate político sobre economia, com a quebra do silêncio imposto pelo fundamentalismo econômico, na perspectiva da transformação social.






