Lutas Sociais e Educação

  • Ana Paula Corti
  • Debora C. Goulart
  • Eduardo Girotto
  • Leonardo Crochik
  • Maria Carla Corrochano
  • Maria Malta Campos
  • Romualdo Portella
  • Sílvio Carneiro

O curso aborda os processos sociais e históricos que promoveram a expansão da educação escolar no Brasil e em São Paulo, enfatizando o papel e a importância dos movimentos sociais.

Tendo em vista o caráter recente da democratização e da massificação dos sistemas públicos de ensino no Brasil, serão analisados os movimentos urbanos que desde os anos 1945 vêm pressionando os governos, das mais variadas formas, visando a construção de unidades escolares. Tal processo vincula-se umbilicalmente à urbanização e à industrialização do país a partir dos anos 1930, que acentuou o crescimento das classes médias urbanas que viam na escolarização uma perspectiva de ascensão social.

Já nas décadas de 1970 e 1980, nos marcos da ditadura militar, os denominados novos movimentos sociais multiplicaram-se nas periferias das cidades, construindo agendas de reivindicação de acesso aos serviços públicos essenciais, dentre eles, a educação escolar.

Finalmente, nos anos 1990, com a implantação do sistemas de ensino público massificados, nos deparamos com a emergência de movimentos que lutam pela qualidade da educação e buscam posicionar-se na construção das políticas públicas, tensionando por sua democratização num contexto de centralização decisória por parte do Estado.

Desde então, até os dias atuais, os movimentos sociais continuam, das mais variadas maneiras, interpelando a educação buscando democratizá-la e inserindo novas pautas para a políticas educacionais e para as práticas escolares, tal como ocorreu em 2015 com nas ocupações dos estudantes secundaristas às escolas estaduais paulistas .

Nesse sentido, o curso pretende debater o avanço no direito à educação como um processo dinâmico, multifacetado, que inclui as conquistas populares, cuja memória deve ser preservada e atualizada, buscando construir o sentido público da escola para as classes populares.

Objetivos:

  • Analisar a expansão da educação escolar, especialmente no estado de São Paulo
  • Compreender os aspectos sociais e históricos que produziram a democratização da escola
  • Refletir sobre a importância dos movimentos sociais e dos movimentos pedagógicos na construção do direito à educação
  • Analisar o conceito de movimento social
  • Refletir sobre os desafios atuais que envolvem a presença das classes populares na escola pública

Realização conjunta

  • Ação Educativa
  • Rede Escola Pública e Universidade (REPU)

Conteúdo programático

1º encontro – 04/09
Estado, Sociedade e o Direito à Educação, com Romualdo Portela de Oliveira.

 

2º encontro – 11/09
Os movimentos sociais: perspectivas teóricas, com Maria Carla Corrochano.

 

3º encontro – 18/09
Movimentos Pedagógicos: o Manifesto dos Pioneiros da Educação, de Silvio Carneiro.

 

4º encontro – 25/09
Movimentos sociais e educação: de 1970 à 1990, com Maria Malta Campos.

 

5º encontro – 02/10
Movimentos sociais e educação: de 1990 até os dias atuais, com Ana Paula Corti.

 

6º encontro – 09/10
Os professores como atores políticos: a luta sindical em São Paulo, com Débora C. Goulart.

 

7º encontro – 16/10
O movimento estudantil e as ocupações de 2015 e 2016, com Eduardo Girotto e Leonardo Crochik.

A quem se destina

Professoras(es), educadoras(es) sociais, ativistas (estudantes, pais e mães de alunas(os), pessoas de comunidades escolares), profissionais que atuam com infância e adolescência (assistentes sociais, psicólogas(os) etc), gestoras(es) públicos.

Educadoras(es)

  • Ana Paula Corti
  • Debora C. Goulart
  • Eduardo Girotto
  • Leonardo Crochik
  • Maria Carla Corrochano
  • Maria Malta Campos
  • Romualdo Portella
  • Sílvio Carneiro

Para saber mais

Neste espaço você tem acesso aos materiais, textos, vídeos e links de referência para a formação.

  • Leitura para 1º encontro - OLIVEIRA, R. P.. Ação Política e Expansão da Rede Escolar: Revisitando um Texto Seminal. In: BARROS, G.N.M.. (Org.). Celso de Rui Beisiegel: Professor, Administrador e Pesquisador. São Paulo: EDUSP, 2009, v. 1, p. 105-120.
    download em PDF (434.0BB)
  • Texto para 1º encontro - OLIVEIRA, R. P.. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação e Sociedade, v. 28, p. 661-690, 2007.
    download em PDF (454.0BB)
  • Leitura para 3º Encontro - Manifesto dos Pioneiros (com o Manifesto dos Educadores)
    download em PDF (411.0BB)
  • Leitura para 6º Encontro - O sindicalismo de participação da APEOESP frente à política educacional neoliberal de Mario Covas
    download em PDF (485.0BB)
  • Leitura para 6º Encontro - O trabalho dos professores de São Paulo
    download em PDF (446.0BB)
  • Leitura para 6º Encontro - Os professores da rede pública frente à política
    download em PDF (494.0BB)
  • Leitura para 6º Encontro - Professor - Protagonista e obstáculo da reforma
    download em PDF (462.0BB)
  • Leitura para o 2º encontro - As Lutas Sociais e a Educação
    download em PDF (402.0BB)
  • Leitura para o 2º encontro - Os Movimentos Populares e a Luta pela Expansão do Ensino Público
    download em PDF (402.0BB)
  • Texto para 1º encontro - OLIVEIRA, R. P.; ARAÚJO, G. C. . Qualidade do ensino:uma nova dimensao da luta pelo direito à educaçao. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n.28, p. 5-23, 2005
    download em PDF (443.0BB)