Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular 2018

Chegamos a terceira edição da Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular da Ação Educativa. Contaremos com uma ampla programação de atividades (rodas de conversa, oficinas, palestras, debates, lançamentos, atividades culturais, etc) que pretende avançar nos desafios que mapeamos nos anos anteriores.

Em 2016, primeiro ano da Semana de Formação, estávamos diante de um cenário político de graves ameaças à luta por direitos e à ordem democrática em nosso país. Assim, concentramos nossos esforços em analisar criticamente a conjuntura que então vivíamos. Com os retrocessos acelerados em 2017, a segunda edição apostou nas formações como espaço para discutir as resistências.

Já em 2018, além da análise crítica que sempre orienta nossas propostas, queremos ofertar para as(os) participantes um espaço de ação e esperança. A proposta é trazer atividades que trabalhem práticas e experiências concretas e palpáveis, tendo em vista a sobrevivência no cenário adverso que vivemos, em busca da retomada de direitos.

Não dá para esperar, é preciso agir coletivamente e exercer a mudança, ainda que seja nas pequenas rodas, no cuidado com o próprio corpo, na arte, nos movimentos sociais e coletivos.

Com base em uma rede de parceiros e parceiras que vem se construindo desde a primeira edição, pretendemos avançar nos debates mais urgentes que tangem o âmbito nacional e internacional, fazendo oposição ao racismo, ao sexismo, à xenofobia e a qualquer tipo de discriminação e desigualdade.

Confira a programação completa abaixo*:

*Caso prefira, a programação também está disponível em PDF aqui.

Atividades

Selecione uma data para ver a lista de atividades

A quem se destina

Educadoras(es), pesquisadoras(es), profissionais de organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais e culturais, ativistas, interessadas(os) em geral na agenda dos Direitos Humanos, Cultura e Educação Popular.